sexta-feira, 29 de agosto de 2008

● O PROJETO ((Missão e Objetivos)) ●

CULTURA EM TRILHOS

MISSÃO:
Apresentar aos usuários do Metrô, da Cidade de Belo Horizonte, atividades que representem a cultura Popular.


OBJETIVOS:
· Dar relevância à rota do metrô de Belo Horizonte com atividades que entretenham os seus usuários;
· Realizar um roteiro cultural em estações de metrô da cidade de Belo Horizonte, que envolva atrações como música, teatro, dança e outras atividades e apresentações gratuitas aos usuários da rede;
· Oferecer uma atração cultural na Estação Central, concluindo o evento e voltando as atenções para a valorização de artistas da capital mineira.

● OS EVENTOS NO BRASIL ●


Anterior a chegada da Família Real ao Brasil, segundo os registros do Ministério da Indústria e Comércio, eram realizadas algumas feiras que possuíam características semelhantes às que ocorriam na Idade Média, isto é, elas aconteciam em locais abertos onde os comerciantes armavam suas barracas para vender seus produtos. Segundo Matias (2002), este tipo de feira, com o passar do tempo, foi sendo aperfeiçoado até apresentar a forma das atuais feiras que acontecem nos grandes pavilhões de feiras e exposições



O primeiro evento que se tem conhecimento, ocorrido em espaço destinado á realização de eventos foi um baile de carnaval em sete de fevereiro de 1840. O Brasil, até então, não tinha nenhuma experiência em organizar eventos técnicos e científicos, feiras e exposições.

Os brasileiros para adquirirem conhecimentos em termos técnicos e organizacionais no assunto, começaram a participar de feiras Internacionais. As principais foram:

● Exposição Internacional de Londres (1862);

● Exposição Universal de Paris (1867);

● Exposição Universal de Viena (1873).

Referência:
MATIAS, Marlene. Organização de Eventos. 3ª ed, Editora Manole, São Paulo, 2002.

● A ORIGEM DOS EVENTOS ●

O ser humano sempre foi ávido por viver situações de descobertas e de grandes acontecimentos. Podemos verificar isso, desde a civilização antiga, em que encontramos os primeiros registros de deslocamentos de pessoas de uma localidade a outra, em que se reuniam para tratar de assuntos de interesses de todos. Os primeiros registros que indicaram esses deslocamentos, mais especificamente do turismo de eventos, foram nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Antiga, datados de 776 a.C. O primeiro evento realizado, denominado congresso, aconteceu em 377 a.C., em Corinto. Esse congresso reuniu todos os delegados das cidades Gregas, que elegeram Felipe o generalíssimo da Grécia nas lutas contra a Pérsia.
Com a queda do império Romano, o triunfo do cristianismo e o estabelecimento de reinos
germânicos em terras que haviam sido romanas marcaram o inicio da Idade Média. Os eventos que aconteceram nesse período retrataram bem essas características, como também tendências futuras.
Sem dúvida o advento da Revolução Industrial foi o grande impulso na área dos eventos,
onde proporcionou grandes transformações na sociedade, transformando a economia manual em mecanizada.
O trabalho humano ou manual foi substituído por outros tipos de energia, como a
máquina a vapor ou de combustão. Essas mudanças causaram transformações nas comunicações e nos transportes e refletiram nos tipos de eventos realizados, causando o surgimento dos eventos técnicos e científicos. (MATIAS, 2002).

Referência:

MATIAS, Marlene. Organização de Eventos. 3ª ed, Editora Manole, São Paulo, 2002.

● O QUE É EVENTO? ●

Eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma idéia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo. (MARTIN, 2008).


Referência:

MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

● NOSSA EMPRESA ●


O termo Inflecta vem do Latim Inflecto que significa Amizade.
A empresa tem sua origem no segundo semestre de 2008, e seu surgimento se deu devido à necessidade da publicação de um projeto escrito por estudantes do quinto período do curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – em um blog, afiliados a um nome de empresa.
Criada por alunos, a Inflecta tem como objetivo a apresentação de projetos e eventos tanto na área turístico-cultural quanto em outras áreas, além de compartilhar informações e conhecimentos acadêmicos no que se refere à disciplina de Eventos.

© 2008 Por Luís Belloni