sexta-feira, 29 de agosto de 2008

● A ORIGEM DOS EVENTOS ●

O ser humano sempre foi ávido por viver situações de descobertas e de grandes acontecimentos. Podemos verificar isso, desde a civilização antiga, em que encontramos os primeiros registros de deslocamentos de pessoas de uma localidade a outra, em que se reuniam para tratar de assuntos de interesses de todos. Os primeiros registros que indicaram esses deslocamentos, mais especificamente do turismo de eventos, foram nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Antiga, datados de 776 a.C. O primeiro evento realizado, denominado congresso, aconteceu em 377 a.C., em Corinto. Esse congresso reuniu todos os delegados das cidades Gregas, que elegeram Felipe o generalíssimo da Grécia nas lutas contra a Pérsia.
Com a queda do império Romano, o triunfo do cristianismo e o estabelecimento de reinos
germânicos em terras que haviam sido romanas marcaram o inicio da Idade Média. Os eventos que aconteceram nesse período retrataram bem essas características, como também tendências futuras.
Sem dúvida o advento da Revolução Industrial foi o grande impulso na área dos eventos,
onde proporcionou grandes transformações na sociedade, transformando a economia manual em mecanizada.
O trabalho humano ou manual foi substituído por outros tipos de energia, como a
máquina a vapor ou de combustão. Essas mudanças causaram transformações nas comunicações e nos transportes e refletiram nos tipos de eventos realizados, causando o surgimento dos eventos técnicos e científicos. (MATIAS, 2002).

Referência:

MATIAS, Marlene. Organização de Eventos. 3ª ed, Editora Manole, São Paulo, 2002.

1 comentários:

Cidadão Cão disse...

Ah! Não se esqueçam das demais postagens.

© 2008 Por Luís Belloni