sexta-feira, 21 de novembro de 2008

(( AGRADECIMENTOS INFLECTA ))

AGRADECEMOS A TODOS QUE PRESTIGIARAM NOSSO EVENTO, REALIZADO DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2008 NO CAMPUS CORAÇÃO EUCARÍSTICO! A PRESENÇA DE TODOS FOI MUITO IMPORTANTE!! AGRADECEMOS ESPECIALMENTE AO NOSSO PALESTRANTE - LÉO DIAS- QUE, DESDE O PRIMEIRO CONTATO FOI MUITO SOLÍCITO E ATENCIOSO COM NOSSO GRUPO, E TAMBÉM A TODOS QUE NOS AJUDARAM PARA A REALIZAÇÃO!
UM FORTE ABRAÇO A TODOS!

(( EQUIPE INFLECTA ))
BÁRBARA NEVES
DÉBORA MORATO
DEBORAH MENEZES
JENNIFER AGUIAR
NICOLE COSTA
PAOLA GUIMARÃES
RAFAEL MARINHO
ROSELI SILVA


● CAPÍTULO NOVE DO LIVRO EVENTOS - ((A Avaliação do Evento)) ●

Todo empreendimento, principalmente se exige grande aporte de vendas, requer cuidadosa avaliação.
O promotor do evento precisa saber se o conduziu bem e se atendeu aos objetivos tanto do próprio evento quanto do patrocinador. O patrocinador precisa saber se o investimento teve o retorno desejado, de acordo com seus objetivos, previamente explicitados, e que não são necessariamente os mesmos do promotor do evento.
A avaliação, tanto para o promotor do evento como para seu patrocinador, somente terá sentido se os resultados forem devidamente cotejados com os respectivos objetivos. Para tanto, por ocasião do planejamento, o promotor explicitará de forma genérica e depois itemizadamente, mas sempre de forma realista, os objetivos a serem alcançados. Essa lista torna possível uma leitura objetiva dos resultados e ilustra de forma convincente as conclusões apresentadas.
São vários os aspectos de cada evento cuja a avaliação feita pelos visitantes interessa ao promotor do evento e ao patrocinador, assim como são vários os tipos de visitantes cuja opinião interessa, mas de forma diferenciada. A diferenciação por categorias será feita na apuração dos resultados, pois seria difícil administrar questionários ou roteiros de entrevistas diferentes para cada categoria de visitante.
O instrumento de pesquisa não deve ser muito extenso, pois deve-se ter em mente que o participante é visita; seu tempo costumam ser limitados e, como as opiniões costumam ser coletadas após a participação, há que se considerar fatores como cansaço e pressa.
Muitas vezes um incentivo externo como um brinde ou sorteio pode propiciar a colaboração de visitantes que, de outra forma, tentariam esquivar-se.
Após tudo avaliado, é hora de discutir com o patrocinador os resultados, visando não só fechar a avaliação como também propiciar a venda da próxima edição ou do próximo evento organizado pelo promotor.

● CAPÍTULO OITO DO LIVRO EVENTOS ((Comunicação e venda do Projeto)) ●

O capítulo 8 trata das etapas que devem ser seguidas para se obter sucesso na venda de um projeto no setor de eventos.
O vendedor, ao decidir vender seu projeto, defronta com dois desafios: driblar possíveis recusas e vencer a concorrência que também busca patrocínio.
O autor aponta seis fases que devem ser seguidas corretamente para a venda de um projeto. São elas:
1 – Agendamento da visita: ter habilidade para ultrapassar barreiras com a secretária “real” ou a eletrônica.
Regras básicas: preparar o discurso antes de ligar; não perder o foco; ser direto e objetivo; mostrar firmeza e autoconfiança; ser sério, porém simpático.
É interessante buscar algumas informações sobre o contato, mesmo que não fale diretamente com ele. Essas informações podem ser encontradas em várias fontes, como internet, jornais, amigos ou contatos em comum e outros. Isso pode facilitar a abordagem.
2 – Primeira reunião: na primeira reunião é preciso mostrar entusiasmo e informações estratégicas, afim de que se potencial patrocinador tenha interesse e curiosidade sobre o seu produto. O discurso deve ser breve e direto.
Regras básicas: empatia; conhecimento; abordagem consultiva; motivação.
3 – Apresentação do projeto: o melhor momento para apresentar o projeto e proposta comercial é quando o vendedor se sente pronto e certo de sua abordagem.
Regras básicas: Tempo de apresentação (geralmente meia hora); ter equipamentos modernos de projeção; gerar um documento para apresentação do projeto; deixar cópia do documento para a empresa; apresentação personalizada.
4 – A negociação: possíveis objeções que podem ser: a- negativa firme e decidida ou b- questionamentos e negativas abertas.
Regras básicas para argumentação: Não contra-argumentar e brigar por posições e sim questionar o porquê; não ficar preso a uma objeção; ouvir e dar crédito ao cliente.
5 – Conclusão: A negociação só termina com a assinatura do contrato.
6 – Follow-up: reunião com os patrocinadores após o evento, com utilização de questionários formais de pesquisa ou de um roteiro de entrevista a ser aplicado aos mesmos.

© 2008 Por Luís Belloni