sexta-feira, 21 de novembro de 2008

● CAPÍTULO NOVE DO LIVRO EVENTOS - ((A Avaliação do Evento)) ●

Todo empreendimento, principalmente se exige grande aporte de vendas, requer cuidadosa avaliação.
O promotor do evento precisa saber se o conduziu bem e se atendeu aos objetivos tanto do próprio evento quanto do patrocinador. O patrocinador precisa saber se o investimento teve o retorno desejado, de acordo com seus objetivos, previamente explicitados, e que não são necessariamente os mesmos do promotor do evento.
A avaliação, tanto para o promotor do evento como para seu patrocinador, somente terá sentido se os resultados forem devidamente cotejados com os respectivos objetivos. Para tanto, por ocasião do planejamento, o promotor explicitará de forma genérica e depois itemizadamente, mas sempre de forma realista, os objetivos a serem alcançados. Essa lista torna possível uma leitura objetiva dos resultados e ilustra de forma convincente as conclusões apresentadas.
São vários os aspectos de cada evento cuja a avaliação feita pelos visitantes interessa ao promotor do evento e ao patrocinador, assim como são vários os tipos de visitantes cuja opinião interessa, mas de forma diferenciada. A diferenciação por categorias será feita na apuração dos resultados, pois seria difícil administrar questionários ou roteiros de entrevistas diferentes para cada categoria de visitante.
O instrumento de pesquisa não deve ser muito extenso, pois deve-se ter em mente que o participante é visita; seu tempo costumam ser limitados e, como as opiniões costumam ser coletadas após a participação, há que se considerar fatores como cansaço e pressa.
Muitas vezes um incentivo externo como um brinde ou sorteio pode propiciar a colaboração de visitantes que, de outra forma, tentariam esquivar-se.
Após tudo avaliado, é hora de discutir com o patrocinador os resultados, visando não só fechar a avaliação como também propiciar a venda da próxima edição ou do próximo evento organizado pelo promotor.

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© 2008 Por Luís Belloni