sexta-feira, 26 de setembro de 2008

● CAPÍTULO TRÊS DO LIVRO EVENTOS: BENEFÍCIOS AOS PATROCINADORES E COTAS DE PATROCINIO ●

Quando são oferecidos benefícios aos patrocinadores do evento, estes devem estar relacionados a um ou mais dos possíveis objetivos principais do evento, que são essencialmente, exposição da marca, relacionamento e venda. Os benefícios podem ser, por exemplo:

Exposição da marca: divulgação na mídia (de acordo com o tamanho da cota), assessoria de imprensa (mensão e agradecimento durante entrevistas ou mídia impressa), peças de divulgação (mídia, folders, e-mails e outros), merchandising (banners e material distribuído no local do evento), patrocínio do traslado e patrocínio do Keynde Speaker, que é a possibilidade de patrocinar com exclusividade o palestrante principal;

Palestras durante o evento;

Estande ou espaço exclusivo;

Ações sociais e de entretenimento: como atividades esportivas, almoços, jantares, coffee breaks ou coquetéis, salas de relaxamento ou beleza, shows, cursos de aperfeiçoamento pessoal, sala de internet e outros.


ESTRATÉGIAS PRÉ E PÓS-EVENTO

As ações pós-evento devem ser iniciadas antes do início do evento, ter continuidade em sua execução e ser devidamente duradouras.

Algumas ações:

Mais que um RSVP: Aplicado a pessoas convidadas no evento. RSVP é uma expressão francesa “Répondez, s’il vous plaît”. É uma fonte rica de dados dos convidados, como pesquisas de perfis, pesquisas específicas para o evento, pesquisa da lembrança da marca, pesquisa do conteúdo;

Contato pré-evento: interagir com os confirmados antes do avento;

Mailing dos participantes;

Envio de material;

Pós-evento: Novos contatos e encontros após o evento;

Administração do mailing e das ações: estruturas e bom planejamento;


AVALIAÇÃO DO EVENTO

Identificar através de análises os pontos fortes e fracos que levarão a melhorias em eventos futuros.


CÁLCULO DO VALOR DO EVENTO

Etapas:

  1. Identificar o custo do evento, mesmo que seja apenas uma estimativa;
  2. Calcular o valor do evento. Formas de calcular:

Fase I – Fase de baixa concorrência – Preço = margem (variável) + custo (fixo).

Fase II – Fase de alta concorrência – preço definido pelo mercado –

Margem = Preço (fixo) + Custo (variável).

Fase III – Fase da busca pela vantagem competitiva – diferenciação. Com os custos controlados é possível definir o preço com as margens pretendidas.


DECISÕES SOBRE NÍVEIS DE COTAS DE PATROCÍNIO

Cotas de patrocínio são “parcelas predefinidas da parte total do valor do evento que cabem a cada patrocinador”.

Sobre a destinação de cotas o promotor deve estar atento ao valor do evento para saber quantos patrocinadores serão necessários, o impacto na exposição de sua própria marca, valor das cotas, tamanho e número de patrocinadores.

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© 2008 Por Luís Belloni